Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Paepalanthus argenteus (Bong.) Körn. LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 22-01-2014

Criterio: N/A

Avaliador: Rodrigo Amaro

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Rodrigo Amaro

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s):


Justificativa

Espécie endêmica do estado de Minas Gerais (Giulietti et al., 2013), ocorrendo de maneira ampla na Serra do Espinhaço, em regiões do município de Diamantina e Gouveia e na Serra do Cipó, nas suas porções contidas nos municípios de Congonhas do Norte, Santana do Riacho, Santana de Pirapama e Santa Luzia (CNCFlora, 2013). Ocorre à partir de 1.000 m de altitude, em áreas de Campo Limpo com afloramentos rochosos e Campos Rupestres (CNCFlora, 2013). Possui EOO superior a 20.000 km² e está sujeita a mais de 10 situações de ameaça.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Paepalanthus argenteus (Bong.) Körn.;

Família: Eriocaulaceae

Sinônimos:

  • > Paepalanthus argenteus var. argenteus ;
  • > Dupatya argentea ;
  • > Dupatya dubia ;
  • > Dupatya lanatoalba ;
  • > Dupatya macrorhiza ;
  • > Dupatya pilifera ;
  • > Eriocaulon argenteum ;
  • > Eriocaulon macrorhizon ;
  • > Eriocaulon piliferum ;
  • > Paepalanthus dubius ;
  • > Paepalanthus lanatoalbus ;
  • > Paepalanthus macrorrhizus ;
  • > Paepalanthus pilifer ;
  • > Paepalanthus lanato-albus ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Fl. Bras. (Martius) 3(1): 343.

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo no estado de Minas Gerais (Giulietti et al., 2013), nos municípios de Diamantina (G. Hatschbach 27403; N. Hensold 222) e de Gouveia, na Serra do Espinhaço (G. Hatschbach 40811). Ocorre também na Serra do Cipó, em sua porção de localizadas nos municípios de Congonhas do Norte (N. Hensold 726), de Fechados (N. Hensold 576; 758), de Santana do Riacho (V.C. Souza et al. 10232), de Santana do Pirapama (D.C. Zappi 1599), e de Santa Luzia (A. Sampiao 6845). Coletada a altitudes entre 1.000 m (C.M. Sano et al. 15306) e 1.400 m (N. Hensold 227).

Ecologia

Erva com caule ereto, curto e espessado com cerca de 10 cm. Ocorre no Cerrado (Giulietti et al., 2013), em áreas de Campo Limpo, com afloramento rochoso (E.C. Tenório 781521), e Campo Rupestre (J.A. Lombardi 4308). A espécies é perene (J.B. Silva 585).

Reprodução

Erva monoica que floresce e frutifica o ano todo (Giulietti et al., 2009).

Ameaças

1.3 Tourism & recreation areas
Incidência regional
Severidade low
Detalhes O turismo desordenado conta como uma das atividades conflitantes existentes dentro do Parque e Nacional da Serra do Cipó (MMA/ICMBio, 2009).

8.1 Invasive non-native/alien species/diseases
Incidência local
Severidade low
Detalhes A invasão de espécies exóticas encontra-se entre as atividades conflitantes existente no Parque Nacional da Serra do Cipó, segundo seu Plano de Manejo. (MMA/ICMBio, 2009).

5.2 Gathering terrestrial plants
Incidência local
Severidade low
Detalhes A coleta de plantas é uma das atividades conflitantes sitadas no Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Cipó. (MMA/ICMBio, 2009).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência regional
Severidade high
Detalhes O fogo é uma das atividades conflitantes ocorrendo dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó, segundo seu plano de manejo (MMA/ICMBio, 2009).

2.1.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência local
Severidade high
Detalhes A espécie ocorre no estado de Minas Gerais, onde são muito comuns as culturas agrícolas, que estão entre ameaças existentes para a vegetação nativa (Sano et al., 2010).

2.3.2 Small-holder grazing, ranching or farming
Incidência local
Severidade medium
Detalhes Assim como a agricultura, a pecuária também é preocupante para a conservação do Cerrado, sendo uma atividade comum no estado de Minas Gerais (Sano et al., 2010).

3.2 Mining & quarrying
Incidência regional
Severidade medium
Detalhes O garimpo foi uma das principais atividades econômicas do município de Diamantina, MG. Houve uma diminuição devido a criação de uma legislação adequada no município, porém a mineração não foi totalmente extinta (http://www.camaradiamantina.cam.mg.gov.br/vnoticia.aspx?id=36).

9.4 Garbage & solid waste
Incidência local
Severidade low
Detalhes A degradação da vegetação e o lixo são problemas ambientais existentes no município de Diamantina (Azevedo & Araújo, 2011).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Parque Nacional da Serra do Cipó, MG.

Referências

- Giulietti, A.M.; Sano, P.T.; Costa, F.N.; Parra, L.R.; Echternacht, L.; Tissot-Squali, M.L.; Trovo, M.; Watanabe, M.T.C.; Hensold, N.; Andrino, C. 2013. Eriocaulaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB110> Acesso em 10 de setembro de 2013.

Como citar

CNCFlora. Paepalanthus argenteus in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Paepalanthus argenteus>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 11/11/2014 - 16:01:45